Perguntas Frequentes

Todas as suas dúvidas são esclarecidas através de cirurgiões plásticos especialistas e qualificados.

  • Saúde
  • Entendendo os Implantes de Mama
  • Saiba mais sobre Implante de Peitoral
  • Saúde e Gravidez
  • Implante de Panturrilha
  • Implante de Glúteo

FAQ

VOCÊ TEM PERGUNTAS COM RELAÇÃO A IMPLANTES PARA RECONSTRUÇÃO OU AUMENTO DA MAMA?

Saúde

O que é silicone?
Silicone é um composto formado pela união de silício (Si), oxigênio (O) e carbono em forma de metil (CH3), conhecido quimicamente como polidimetilsiloxano. Encontramos silicone no nosso dia a dia em diferentes formas e apresentações: agentes anti espumantes, impermeabilizantes, antiácidos, isolantes e etc. Também encontramos o silicone em diversas áreas da medicina em forma de pomadas, cateteres, sondas, cânulas, luvas e, é claro, implantes de silicone.
Qual tipo de silicone é utilizado pela Polytech Health & Aesthetics ?
Utilizamos um silicone especial de grau médico, que é cuidadosamente elaborado para utilização em produtos na área de saúde, implantavéis a longo prazo. Este silicone é aprovado nos EUA pelo FDA (Food and Drug Administration) , na Europa pela MDD (Medical Device Directive) e no Brasil pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)
O que é um implante de silicone?
O implante de silicone é um produto médico composto por uma membrana externa de elastômero de silicone altamente resistente e elástica que é preenchida com gel de silicone de alta coesão, isto quer dizer que caso haja rompimento da membrana, fato cada vez mais raro, o gel de silicone não escorrerá para fora do implante.
Ao aplicarmos pressão sobre um implante com membrana rompida o gel se projetará para fora, mas retornará a sua posição após relaxamento da pressão. É o que chamamos efeito memória! O gel que preenche os implantes mamários da Polytech Health & Aesthetics é de alta coesividade e mantém a maciez e suavidade ao toque.
O silicone utilizado é seguro?
Sim, o silicone é considerado até hoje o melhor material para a fabricação de produtos médicos implantáveis de longo prazo. Diversos estudos forneceram evidências de não haver quaisquer reações alérgicas ao silicone.
A Polytech Health & Aesthetics realiza testes que comprovem a segurança de seus implantes?
Sim, constantemente! Existem diversos requisitos e normas internacionais específicas aplicadas a fabricação de implantes de silicone. Matéria prima, desenvolvi-mento de produto, produção, controle de qualidade, esterilização e embalagem obedecem regulamentação rigorosa dentro de nossa fábrica na Alemanha. Veja alguns exemplos:
Teste de fadiga – Simula o desgaste do produto ao longo da vida de uma mulher. A norma requer que o implante resista a 2 milhões de ciclos antes que sua membrana se rompa – Os implantes da Polytech Health & Aesthetics ultrapassaram 34 milhões de cilcos sem rompimento.
Teste de alongamento – Este teste verifica a resistência da membrana ao seu alongamento. A norma requer que a membrana seja alongada em até 450% antes que se rompa. Os implantes da Polytech Health & Aesthetics alcançaram 950% de alongamento antes da ruptura.
Depois de quanto tempo posso viajar de avião ou praticar mergulho?
Se a viagem for rápida, poderá ser realizada após aproximadamente 5 dias. Em caso de viagens longas, o tempo a ser respeitado é de 14 dias.
Posso fazer bronzeamento artificial ou tomar banho de sol se possuir implantes?
Após a conclusão da fase inicial da cicatrização, ou seja, 21 dias, o bronzeamento artificial está liberado. Quanto a exposição solar, desde que não ocorra em horários muito quentes, está liberada a partir de 30 dias, porém, sem exposição da cicatriz.
Por quanto tempo devo esperar até voltar a praticar exercícios após a cirurgia?
Caminhadas, bicicleta ergométrica e exercícios que envolvam membros superiores ou inferiores podem ser realizados após 21 dias. Os demais: tórax, costas, abdômen, bike, transport e exercícios funcionais, após 45 dias.
Que efeitos o tabagismo causa no processo de cicatrização após a cirurgia?
O tabagismo maior que 10-15 cigarros/dia poderá retardar a cicatrização devido a alteração na circulação periférica, o que acarreta diminuição do aporte de oxigênio para a cicatriz.
O implante deve ser trocado? Quando?
Não existe nenhum implante usado no ser humano que seja definitivo. Ocorre que, com a evolução da qualidade dos implantes, sua durabilidade tornou-se maior e portanto, a troca leva mais tempo para ser necessária. Implantes de 1a linha como os de poliuretano chegam a durar 20 anos.
Posso escolher o tipo e volume do meu implante?
O volume e o formato dos implantes devem ser bem discutidos e analisados entre a paciente e o cirurgião. O uso de moldes durante a cirurgia facilita o cirurgião e possibilita uma maior satisfação a paciente.
É possível haver rejeição do implante?
É possível haver endurecimento da cápsula (contratura capsular) que envolve o implante como um sinal de rejeição do mesmo. Neste caso, deve-se realizar a troca do implante. A extrusão (expulsão) do implante e muito difícil de ocorrer, salvo se houver uma complicação associada como por exemplo, infecção.
A recuperação é muito dolorosa?
Devido a confecção do espaço que se realiza para entrada do implante, há uma compressão músculo-aponevrótica dolorosa no pós-operatório, especialmente mais acentuada na deambulação durante os três primeiros dias, melhorando aos poucos e desaparecendo entre o 6º/7º dia.
Em quanto tempo poderei retornar ao trabalho?
O paciente poderá retornar as suas atividades laborativas ou assistir aulas após a 3a. semana pós-operatório. Dirigir carro após um mês.
Quando poderei fazer exercícios físicos?
Poderá realizar exercícios físicos normais e até esforços como natação, futebol e outros após trinta dias do pós-operatório.

Entendendo os Implantes de Mama

A Polytech Health & Aesthetics oferece diferentes formas de implantes? Como escolher?
Sim, oferecemos diferentes formas de implantes para que a individualidade e desejos de cada mulher sejam respeitados. Por isso fabricamos quatro modelos distintos:
Même, Replicon, Optimam e Opticon.
Somente o seu cirurgião pode decidir, junto com você, qual modelo de implante se adequará melhor as suas necessidades de acordo com diversos outros fatores como: anatomia, técnica cirúrgica, posicionamento do implante etc. Converse com seu cirurgião!
O que é contratura capsular?
O tecido de cicatrização (ou cápsula) que normalmente se forma em volta do implante pode apertá-lo e comprimi-lo. Isso é chamado de contratura capsular. A contratura capsular é mais comum após infecções, hematomas e seromas. Ela também é mais comum na inserção sub glandular. Os sintomas variam de endurecimento e desconforto leves a dores, distorções e alterações na palpabilidade e/ou deslocamento do implante. Nos casos em que a dor e/ou o endurecimento forem intensos, será necessária uma cirurgia adicional. Essa cirurgia varia desde a remoção do tecido da cápsula do implante até a remoção e possível substituição do próprio implante. A contratura capsular poderá ocorrer novamente após essas outras cirurgias. Lembre-se de que não é recomendada a capsulotomia fechada (a prática de comprimir ou pressionar com força a cápsula fibrosa em torno do implante para romper a cápsula de cicatrização), pois pode resultar na ruptura do implante.
Os implantes da Polytech Health & Aesthetics apresentam diferentes projeções?
Sim, para respeitar as características individuais e os desejos de cada paciente e cirurgião a Polytech Health & Aesthetics disponibiliza quatro diferentes projeções para cada modelo de implante, assim você e seu cirurgião poderão escolher qual projeção é a mais adequada para a sua cirurgia. Você e seu cirurgião poderão escolher entre as projeções baixa, moderada, alta e extra alta.
Existem diferentes tipos de superfícies para os implantes da Polytech Health & Aesthetics?
Sim, oferecemos tipos de superfície:
Superfície lisa para os implantes de panturrilha, glúteo e peitoral mascuilino
Superfície POLYTxT® (Texturizada) para os implantes de mama
Superfície recoberta com Microthane® (Espuma de micro poliuretano) para os implantes de mama.
As superfícies texturizadas e de Microthane® oferecem menor risco de contratura capsular para as cirurgias de implantes mamários, por este motivo a Polytech Health & Aesthetics é especia-lista na fabricação destes produtos.
Os implantes da Polytech Health & Aesthetics são registrados na ANVISA?
Sim, todos os produtos que a Polytech Health & Aesthetics comercializa no Brasil possuem não só o registro na ANVISA, mas também a certificação Marca CE desde 1995, ISO 9001 e ISO 13485.
Tenha certeza de estar optando por um produto registrado no Brasil e fabricado com o rigor das grandes empresas alemãs.
Existem diferentes indicações para o uso de um implante mamário? Quais são as principais?
Sim, existem diferentes indicações para o uso de um implante mamário e apenas um cirurgião capacitado poderá indicar seu uso e um procedimento cirúrgico para os casos de:
- Amastia (Ausência da mama)
- Hipomastia (Mamas muito pequenas)
- Aumento estético
- Reconstrução mamária (pós câncer, trauma, etc)
- Correção de defeitos congênitos (Síndorme de Polland, etc)
- Substituição do implante
Qual incisão poderá ser feita para a inclusão do meu implante Polytech Health & Aesthetics?
Existem diferentes tipos de incisões para a inclusão de implantes e cabe ao cirurgião escolher e conversar com você sobre qual melhor via de acesso se adequa ao seu caso. As vias de acesso mais utilizadas são:
Incisão Axilar, Incisão Areolar e Incisão Infra mamária.
Onde o meu implante ficará posicionado?
Existem diferentes opções para o posicionamento do implante mamário e o seu cirurgião poderá orientar-lhe quanto a melhor opção, levando em conta as suas características, desejos e possibilidades.
Meu implante durará para sempre? Implante tem validade?
Esta é uma pergunta que não pode ser respondida em termos gerais. No passado os implantes tinham membranas mais finas e seu preenchimento interno menos consistente por isso sua durabilidade era questionável. Hoje, com o avanço da medicina e com o contínuo avanço tecnológico disponível no mundo e principalmente na Alemanha, os implantes são muito mais modernos e seguros.
Porém é fato que qualquer implante so- frerá a ação do organismo que o hospeda e também é fato que cada organismo reagirá de forma diferente, por isso não existe uma resposta única que caiba a todos os casos.
Nossos implantes podem durar 10, 15, 20 anos ou muito mais, mas não podemos precisar este tempo, devido a reação de cada organismo, por isso aconselhamos que você visite seu cirurgião com frequência, no mínimo uma visita anual para revisão.
Quais são os principais riscos que podem existir em uma cirurgia de implantes mamários ?
A cirurgia de inclusão de implantes de silicone é uma cirurgia como qualquer outra, por isso apresenta os mesmos riscos e complicações que qualquer procedimento cirúrgico realizado na medicina! A complicação pós cirúrgica mais recorrente nas cirurgias de inclusão de implantes mamários é a contratura capsular. Esta complicação pode ser bem reduzida considerando a escolha da superfície do implante e da técnica cirúrgica a ser utilizada pelo cirurgião capacitado. Converse com seu médico.
Quais implantes oferecem menor risco de contratura capsular?
Implantes revestidos com Microthane® (espuma de micro poliuretano) e os implantes texturizados oferecem menor risco de contratura capsular, quando comparados com os implantes lisos. Devido a reação natural do nosso organismo, é formada uma cápsula fibrótica em volta de qualquer corpo estranho que esteja em contato com os nossos tecidos, e isto inclui é claro, os implantes de silicone. Por um motivo ainda não totalmente conhecidos esta cápsula pode contrair-se comprimindo o implante. Se esta contração for muito forte e aguda deformará o implante e eventualmente a aparência da mama. Neste caso uma nova cirurgia deverá ser realizada para sanar esta complicação chamada de contratura capsular. Vale ressaltar que trata-se de uma reação do nosso organismo ao implante e não do implante ao nosso organismo. Converse com seu cirurgião.
O implante de silicone atrapalha na mamografia? É possível realizar exames de prevenção?
Os implantes de silicone não atrapalham a mamografia, mas você precisa avisar ao médico responsável que você possui implantes mamários para que ele aplique a metodologia adequada (Ex: Técnica de Eklund).
Técnicas modernas como a ultrassonografia, ressonância magnética e a tomografia também permitem encontrar tumores em estágio inicial.
Quais garantias eu posso ter com os meus implantes Polytech Health & Aesthetics?
A Polytech oferece as pacientes o programa de cobertura de implantes “Implants of Excellence”.
Através deste programa a paciente terá acesso gratuito a diversas coberturas como: cobertura vitalícia nos casos de ruptura da membrana, cobertura nos casos de contratura capsular e etc.
Consulte o folheto específico sobre o programa ou acesse o nosso site para conhecê-lo.
Este programa é a confirmação da qualidade dos produtos Polytech Health & Aestehtics – Quality made in Germany.
Por que o corpo forma uma cápsula ao redor do implante (contratura capsular)?
Como reação natural a qualquer dispositivo implantado no corpo, ocorre a formação de tecido de cicatrização ao redor da superfície do implante da mama, criando uma cápsula.
Notei que as tabelas de próteses redondas mudam as medidas em relação às de poliuretano que são um pouco maiores q as texturizadas. Gostaria de saber qual prótese redonda texturizada extra alta corresponde a redonda Extra Alta Poliuretano 440cc?
Sim, você tem razão, os implantes perfil extra alto 440 apresentam dimensões diferentes entre texturizado e poliuretano. O implante revestido com poliuretano tem três milímetros a mais de base e dois milímetros a mais de projeção. Esta diferença acontece pela presença da fina camada de poliuretano que está vulcanizada na membrana do implante, mas acredite que o resultado final, em termos de dimensão, é o mesmo! A fina camada de poliuretano será incorporada a cápsula que se formará em volta do implante e oferecerá aderência ao tecido e menores índices de contratura capsular. Este resultado vem sendo comprovado desde sua primeira publicação científica em 1970 até os dias de hoje. O implante texturizado também oferece um excelente resultado e sua utilização também acompanha várias décadas de experiência. Claro que existem casos onde o poliuretano é melhor do que o texturizado e vice versa, converse e confie no seu médico, pois ele é o especialista que está ciente do que é melhor para o seu caso.
Essa fina camada de poliuretano vulcanizada na membrana do implante após a cirurgia diminui? Daria o mesmo tamanho da texturizada 440 após o implante?
A camada de poliuretano que envolve o implante será incorporada a cápsula fibrótica que se formará em torno dele como resposta do nosso organismo ao corpo estranho. Veja, o implante é um corpo estranho e quando inserido nosso organismo busca maneiras de destruí-lo, mas isso só pode acontecer com pequenas partículas. O implante é muito grande e nossas células não conseguirão destruí-lo e por isso cria-se uma cápsula fibrótica que envolverá o implante isolando-o do contato com o nosso corpo. Esse processo ocorre com qualquer tipo de implante e no caso dos implantes recobertos com poliuretano, a espuma, com o passar do tempo, será parte da cápsula e não mais do implante. A vantagem deste cenário é a redução do índice de contratura capsular. As cápsulas dos implantes de poliuretano tendem a ser mais finas do que as dos implantes texturizados, mas claro que tudo isso dependerá da reação do seu próprio organismo ao implante. Analisando tudo isso podemos dizer que o tamanho do implante, isoladamente, não será diferente.
Quando poderei voltar a usar sutiã meia-taça?
Normalmente liberamos o uso de sutiã meia-taça de 4-6 semanas após a cirurgia.
A inserção de um implante causará estrias nas mamas?
Cirurgias em que a prótese seja extremamente grande para a o tamanho da mama ou em que a pele não tenha muita elasticidade, independente do tamanho da prótese, poderão ocorrer estrias. Quando elas ocorrem, conseguimos em torno de 90% de melhora com uso de ácidos esfoliantes. Não recomendamos qualquer outro tipo de tratamento.
A mamoplastia de aumento deixa cicatrizes?
As cicatrizes dependem de 3 fatores: cuidados transoperatórios (na elaboração da cirurgia), cuidados pós-operatórios do médico e principalmente da paciente como: manter a cicatriz limpa, seca e com contenção de micropore, repouso de membros superiores em média por 14 dias e genética da paciente. Às vezes, mesmo com todos os cuidados citados acima, a paciente tem tendência a cicatrizes de má qualidade.
Quando atingirei o resultado definitivo da mamoplastia de aumento?
O processo de cicatrização e o resultado final da cirurgia gira em torno de 6 meses.
O pós-operatório da mamoplastia de aumento é doloroso?
A cirurgia de inclusão de implantes mamários, geralmente, não é dolorosa, mas depende muito da técnica utilizada e da sensibilidade de cada paciente. Quando o espaço do implante não é adequado, ou seja, quando fica muito justo entre a glândula e o músculo, haverá mais pressão e isto causará dor. Além disso, os implantes colocados no espaço submuscular também tendem a doer mais.
Há alterações de sensibilidade das mamas após a mamoplastia?
Normalmente, a sensibilidade poderá ficar alterada por alguns dias e retorna sem nenhuma ou pouquíssima alteração. Já a sensibilidade ligada a libido geralmente melhora.
A mamoplastia de aumento corrige a flacidez das mamas?
Quando a mama possui certa flacidez mas o sulco e a aréola estiverem bem posicionados o implante consegue corrigir tal flacidez. Nos casos em que a mama é muito caída se faz necessária a realização da pexia da mama juntamente com a inclusão do implante.

Saiba mais sobre Implante de Peitoral

O que é a cirurgia de implante peitoral masculino?
A cirurgia de implante de peitoral é a colocação de implantes de silicone na região peitoral, com a finalidade simplesmente estética para aumento do volume da musculatura da área ou para a correção de problemas como a Síndrome de Poland, que consiste na agenesia (ausência por não formação) da musculatura peitoral, normalmente unilateral, ou ainda pela ressecação excessiva da glândula mamária masculina (cirurgia de ginecomastia). Na cirurgia é introduzido um implante pré-fabricado de silicone gel, com a consistência parecida com os implantes de glúteo, por meio de uma incisão na axila ao longo da implantação pilosa. Cirurgia normalmente realizado sob anestesia geral (minha preferência) ou anestesia local e sedação.
Como é o implante peitoral?
O implante peitoral tem uma forma diferente do implante mamário, ele é mais achatado, imitando a forma do músculo grande peitoral.
A cirurgia de implante peitoral deixa cicatrizes?
Deixa uma pequena cicatriz de aproximadamente 4 a 5 centímetros na região final da implantação dos pelos na axila
Como é o pós-operatório da cirurgia de implante peitoral?
O pós-operatório geralmente é um pouco dolorido por atuarmos diretamente na musculatura (o implante é colocado abaixo do peitoral maior), existe uma restrição quanto aos movimentos dos braços e a carregar peso por alguns dias e os pacientes devem manter-se afastados de suas atividades laborais por uma semana, quanto a exercícios físicos, o paciente deve manter-se afastado por um período que varia entre 30 a 45 dias.

Saúde e Gravidez

Posso amamentar se possuir implantes de mama?
O implante mamário é colocado atrás da glândula mamária, por cima ou por baixo do músculo. Desta forma, toda a fisiologia da mama é preservada: amamentação, exames de palpação e radiológicos.
O que acontecerá durante a gravidez? E na amamentação?
Na gravidez, a glândula mamária vai aumentar e se preparar para a amamentação como se não houvesse a prótese. Da mesma forma, a lactação acontecerá como ocorreria sem a prótese.

Implante de Panturrilha

A cirurgia de implante de panturrilha deixa cicatrizes?
A cicatriz no implante de Panturrilha fica na região denominada "poplítea" (atrás do joelho) ela fica inaparente devido as pregas naturais desta região. Esta cicatriz é de uns 3 cm, de comprimento.
É possível associar o implante de panturrilha a outras cirurgias plásticas?
Pode-se associar a qualquer outro tipo de cirurgia estética ou reparadora, porém é recomendável iniciar sempre a cirurgia pelo implante de Panturrilha, mesmo porque em implantes não pode ter riscos de contaminação.
O implante de panturrilha precisa ser trocado?
O implante de Panturrilha, não é necessário a troca, isto é, devido a boa qualidade e sua coesividade dos implantes atuais. As pacientes normalmente solicitam a troca para recolocar por uma prótese maior.

Implante de Glúteo

A Gluteoplastia deixa cicatrizes?
A cicatriz glútea fica escondida na região chamada "interglútea", que anatomicamente é um prolongamento do esfíncter anal, e pela sua coloração um pouca mais escura, esta cicatriz fica quase invisível.
Onde se localiza a cicatriz?
A localização da cicatriz glútea é no meio dos glúteos, denominada "interglútea", esta cicatriz é de boa qualidade quase imperceptível, com 6 a 7 cm de comprimento.
Como ficará, em relação ao tamanho e consistência depois da colocação dos implantes de glúteo?
Em relação ao tamanho e forma depende do biótipo de cada paciente, pode ser de forma redonda ou oval. A consistência pós-cirúrgica na palpação se assemelha ao da musculatura glútea, mesmo porque nos implantes glúteos é difícil a contratura capsular devido a que as próteses são colocadas no meio de músculo grande glúteo.
Existe risco do implante de glúteo estourar?
Nos implantes de glúteos, não existe o risco de estourar mesmo nos grandes esforços físicos ou mais violentos, porque estas próteses são de excelente qualidade devido a sua coesividade.
Quando atingirei o resultado definitivo da Gluteoplastia?
O resultado é imediato no pós-operatório, tendo um pouco de edema e equimosis, mantendo a forma e consistência com uma cicatriz de excelente qualidade
O implante de glúteo deverá ser trocado?
Nos implantes glúteos não é necessária a troca, isto devido a boa qualidade e coesividade destas próteses. Normalmente as pacientes solicitam a troca por uma prótese maior. As pacientes com implantes glúteos ficam muito satisfeitas devido a ter uma forma anatômica melhor, agradável e mais bonita.